sexta-feira, 5 de novembro de 2010

poesia, cadê?

'meu coração é um alazão passarinheiro'

Hoje não tem poesia.

Uma vez, uma moça bem inteligente me disse que é melhor não magoar um coração, pois você pode estar dentro dele. E olha que um outro moço também muito inteligente já me tinha alertado que sou responsável por aquilos que cativo. Mas eis que sou assim, esse ente de sílabas, o diabo solto no meio do redemoinho, e demoro pra aprender estas que são as lições mais simples e valiosas. E nos últimos tempos, o abandono a quem entreguei esta versorragia me atormentava de maneira tal que tive de dispensá-lo - o abandono pôs-se a construir aqui uma ruína, e essa cidade é muito pequena pra tanta ruína. Sabe-se lá quando me acometerão outras hemorragias!, só sei que daqui de dentro não saio. E olha que ousadia a minha, achar que este sangue pode talvez correr dentro de outros corações que não o meu. Leitores e leitoras talvez tenham sentido minha falta, e não é justo fazer isso com tão pacientes figuras - abençoados estes que se prestam às leituras das minhas veias. Meus caros y caras, também não é justo comigo, preciso pois deste espaço para dizer o que não digo, pensar o que não penso, cantar o que não canto e amar o que amo. Vejam vocês, que quando comecei a sangrar por aqui, sangrava porque sofria. E sofrer, meus caros y caras, é uma arte. E um vício. Mas minha ousadia não tem tamanho, e pensei que já era hora de virar o jogo. Hoje a felicidade desaba sobre mim, e não poderia haver chuva melhor. Mas o poeta só é grande se sofrer, ora!, um moço inteligente que já dizia. Um outro saltava de cantar que os poetas são feitos de corações devorados deglutidos mastigados engolidos. Pobres poetas!, então, sorte minha que sou só um ente de sílabas. Vou continuar fingindo que é amor o ardor que deveras sinto. Me assento cá neste banco, e daqui só me tiram vivo.

E eu achando que não ia ter poesia.

5 comentários:

  1. "mas fica
    mas fica, meu amor
    quem sabe um dia
    por descuido ou poesia
    você goste de ficar"

    eba! não se vá, menino "maluvido"! :***

    ResponderExcluir
  2. Welcome back, my friends, to the show that never ends!

    ResponderExcluir
  3. seja bem-vindo de volta, guga. linda a prosa de retorno. que a felicidade desabe sempre sobre ti, mas que ainda sejas um grande poeta.
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Não se perca no caminho. Não deixe seu coração perambulando... vagando. O tempo traiçoeiro, sozinho, anda por aí...rondando. E a ele pode se apegar. Não deixe o vazio sem você. Não deixe a palavra perecer. Não deixe o momento escapar. Bom tê-lo (ou seria,lê-lo) de volta!

    ResponderExcluir
  5. Bienvennu, poète! (: La poèsie c'est essenciel pour le coeur.
    bisous
    (:

    ResponderExcluir