domingo, 12 de junho de 2011

13 de Junho

‘gosto do Pessoa na pessoa’
[Caetano Veloso]

                Não consigo nem acreditar que comecei essa postagem citando Caetano e não Pessoa, Fabíola vai me matar!, rs

                Hoje é 13 de Junho - pelo menos aqui em casa, não sei o que deu no relógio do Blogspot. Hoje nascia um e nascia mil e nascia vários poetas num só. Hoje é aniversário de Fernando Pessoa. Eu não sou nem lido tanto das pessoas de Pessoa, mas seria impossível crescer onde cresci e falar a língua que falo sem jamais ter ouvido ou lido ‘tudo vale a pena / se a alma não é pequena’ ou ‘o poeta é um fingidor’. Por isso não poderia me escapar de lembrar-lhe nesta data. Fiz um desafio com meu amigo-crítico (às vezes mais amigo, às vezes mais crítico) Matteo, de escrever a Fernando um poema no tempo de quinze minutos. Posto hoje cá o meu.




pus o fingimento de lado. De que me valeria?
este é o dia em que me calo.
se me atrevesse hoje a por um verso que foste
seria nada menos que puro atrevimento
ousadia de quem nada tem a dizer.
a língua é tua, Fernando. Nasce. E fala!


Você pode ler uma série de poemas meus inspirados em Fernando aqui, aqui e aqui e pode ouvir de seus versos na voz de muita gente boa aqui.




3 comentários:

  1. adorei, ficou uma belezinha.
    lembrando que algumas das inspirações deste reduto se valem em primeira mão num caderninho também luso, também pessoa. =*

    ResponderExcluir
  2. Só hoje li esta tua homenagem "mais que merecida" à Pessoa. Deu-me saudade dos versos deste meu amado poeta luso... Tens razão sobre Caetano,rs!

    ResponderExcluir
  3. Escreves divinamente bem, menino dos cachos de ouro. Divinamente bem...

    ResponderExcluir